15/05/2012

Saiba como providenciar os documentos necessários para inscrição do Enem 2012



Todos os estudantes que desejam se inscrever no Enem 2012 precisam ter em mãos os números do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Carteira de Identidade (RG). Quem ainda não tem esses documentos, deve providenciá-los com urgência, pois as inscrições para o Enem iniciam no final deste mês ou início de junho.

Carteira de Identidade - RG 

Qualquer indivíduo, nascido em território brasileiro, filho de brasileiros ou não, pode tirar o RG (Registro Geral). É importante destacar que o encaminhamento para solicitação desse documento varia entre as regiões do Brasil. 

Para obter a Carteira de Identidade no Estado do Paraná, compareça a um dos 
postos de atendimento totalmente informatizadosmunido dos seguintes documentos:

* Original ou fotocópia autenticada, nítida e sem emendas ou rasuras: da Certidão de Nascimento, no caso de ser solteiro(a) ou viver em união estável; ou da Certidão de Casamento; ou do Certificado de Naturalização, no caso de ser brasileiro naturalizado.
* Comprovante da residência atual (opcional).
* Não é necessário a apresentação de fotografias 3X4, uma vez que as imagens (fotográfica e impressões digitais) serão capturadas no momento do atendimento.
* Crianças (até 12 anos de idade incompletos) e adolescentes (entre 12 e 18 anos de idade), obrigatoriamente deverão estar acompanhadas pelos pais ou pelo responsável legal, devidamente documentado.
Para mais informações, acesse o Instituto de Identificação do Paraná.

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) 

Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode solicitar seu CPF. Para isso, deve dirigir-se a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal, ou a alguma entidade pública conveniada (
ver as unidades de atendimento no site da Receita Federal). 

Caso a pessoa tenha menos de 16 anos, a solicitação só poderá ser feita por meio de seus Pais ou Responsáveis Legais.

Documentos necessários para solicitação do CPF: 

Para maiores de 16 anos: RG
Para maiores de 18 anos: RG e título de eleitor
Para menores de 16 anos: Certidão de nascimento ou RG; documento de identificação do responsável legal; e documento que comprove a tutela, curatela ou guarda.

Para mais informações, acesse o 
site da Receita Federal.

Comentários