Parlamento Jovem Brasileiro 2013 divulga resultado


A Câmara dos Deputados divulgou nessa semana os 78 estudantes que representarão seus estados no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013. Entre eles, cinco alunos do Paraná. Do total selecionado, 74,4% vêm de escolas públicas. Os jovens participam, de 23 a 27 de setembro, de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuarão como deputados federais.

A Secretaria de Estado da Educação apoio a iniciativa do programa que incentiva o protagonismo juvenil. Além disso, todo o processo de elaboração do projeto de Lei e a ida a Brasília são uma oportunidade de aprendizagem e novos conhecimentos, sem contar com a troca de experiências entre os participantes.

A aluna Letícia Cristina Glaba, do Colégio Estadual Floriano Peixoto, em Laranjeiras do Sul disse que está ansiosa para conhecer a Câmara Federal. “O projeto possibilita conhecer melhor a estrutura política, e isso, me fez ficar mais atenta”, disse a estudante de 17 anos que está no último ano do ensino médio e que sempre teve interesse por assuntos políticos.

Os alunos paranaenses selecionados foram Cezar Henrique Lorenzi, do Colégio Mater Dei, em Pato Branco; Carolina Rodrigues, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina; Maria Paula Pavani Bueno, da Verbandschule der Gemeinde Hille, em Curitiba; e Fellipe Gonçalves dos Reis, do Colégio Estadual Polivalente, em Londrina.

Este ano houve a inscrição de 1.631 mil projetos de Lei enviados por jovens de todo o Brasil. Os projetos foram escolhidos por uma comissão da Câmara dos Deputados, analisados e classificados seguindo critérios como originalidade, justificativa e clareza. O destaque ficou para projetos voltados para a área de educação - 31 dos 78 apresentados. Também houve propostas que pedem modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio-ambiente e inclusão social.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma proposta da Câmara dos Deputados que oferece a oportunidade para que jovens conheçam, durante uma semana, a jornada de trabalho dos deputados federais. O objetivo é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Os alunos selecionados se reúnem em comissões para apresentar os seus projetos, debater sobre a sua viabilidade e apresentam para votação.

Para verificar os alunos e projetos selecionados por estado:www.consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/689-camara-divulga-o-resultado-oficial-da-selecao-do-parlamento-jovem-brasileiro-2013 .

Com informações da Câmara dos Deputados.



Comentários