Professora lança livro de Libras

Publicado 29 de agosto de 2013 | Por djesse




A professora Elizine Manosso Streiechen, que trabalha com a disciplina de Libras na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus de Irati, e atua também na Educação a Distância (EAD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unicentro), teve seu livro “Libras: aprender está em suas mãos” lançado durante a programação do Seminário Internacional Cultura Arte & Comunidades, uma realização do Lacult, o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Diversidade.

A obra é um manual que foi elaborado de maneira prática e objetiva para alunos e pessoas que desejam iniciar seu aprendizado sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por ser uma língua, exclusivamente, de modalidade visual espacial, o livro apresenta um personagem para representar os sinais e expressões mais comuns da Libras.

O projeto teve uma primeira versão criada pela professora, que visava facilitar o aprendizado de seus alunos de Libras nos cursos de modalidade de EaD. O material trazia desenhos e sinais básicos da Língua Brasileira de Sinais. O sucesso foi tão grande que os acadêmicos e professores de outros cursos presenciais solicitaram a publicação do material.

No livro, além dos sinais básicos da Libras, a obra traz a discussão sobre inclusão, processo de escrita do aluno surdo, cultura e identidades surdas contribuindo, assim, para que o leitor compreenda alguns parâmetros e elimine certos pré-conceitos em relação ao sujeito surdo e à comunidade surda em geral.


Comentários