Schmidt recebe APP-Sindicato e anuncia construção de nova proposta de porte de escolas

A Secretaria de Estado da Educação vai montar uma comissão para construir uma nova proposta de porte de escolas. O anúncio foi feito nessa terça-feira (8) num encontro que marcou a primeira reunião do novo secretário de estado da Educação, Paulo Schmidt, a presidência da APP-Sindicato, onde também estavam presentes diretores de escolas de 16 regiões do Paraná.

O porte é uma espécie de cálculo com base no número matriculas e serve principalmente definir a quantidade de profissionais para atender cada escola. A comissão contará com técnicos da SEED, chefes regionais e de diretores de escolas. “Queremos que essa nova proposta chegue ao máximo possível da diversidade e da realidade física e pedagógica de cada escola”, disse o secretário da Educação, Paulo Schmidt.

Desde 2011, a Secretaria faz melhorias no porte das escolas. Com a resolução nº 4534/2011 houve aumento no número de funcionários administrativos, de apoio e pedagogos nas escolas. No total do Estado o aumento foi de 40% no período.

Outro tema da reunião foi melhorias no sistema de gestão escolar, especialmente no Fundo Rotativo, programa de repasse descentralizado de recursos públicos para as escolas. O secretário Paulo Schmidt concordou com a reivindicação dos diretores que querem normas mais flexíveis, no entanto alertou para as implicações de órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas, ao qual o Fundo Rotativo está sujeito.

“Apesar das limitações o modelo do Fundo Rotativo é ideal, certamente precisa de ajustes facilitadores as escolas. Mas, os órgãos de fiscalização não separam a escola do estado, e vocês (diretores) que representam o estado devem prestar contas dos recursos públicos. Vamos pensar em como melhorar, sim”, afirmou Schmidt.

MST - Ainda na tarde da terça-feira (8), o novo secretário recebeu a comissão de educação do Movimento dos Sem Terra (MST), que veio à secretaria ratificar a parceria com o Governo do Paraná no atendimento aos alunos do campo. 

Atualmente são 12 mil estudantes das áreas de reforma agrária atendidos pela Secretaria Estadual da Educação em assentamentos e acampamentos. A visita foi acompanhada pelo Assessor para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli.

Além da compra de materiais de construção para reformar escolas itinerantes, o Paraná tem vários projetos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de novas escolas do campo. A previsão é de começar ainda neste ano cinco obras: na Lapa, Mariluz, Quedas do Iguaçu (2 escolas) e Bituruna. Outras unidades estão sendo negociadas para os anos seguintes.

“No Paraná, neste governo, sentimos que há um movimento de construir escolas do campo, diferente do que está acontecendo no resto do país”, afirmou Alessandro Mariano, um dos coordenadores de Educação do MST.

Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5252&tit=Schmidt-recebe-APP-Sindicato-e-anuncia-construcao-de-nova-proposta-de-porte-de-escolas

Comentários