Educação fiscal ensina sobre a função dos impostos


Estudantes do ensino fundamental de escolas públicas paranaenses estão tendo uma oportunidade para aprender o que são impostos, o quanto representam no preço dos produtos e serviços, e em que são aplicados os recursos arrecadados pelo poder público.

Este é o objetivo da Vendinha do Fisco, projeto de educação fiscal desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda, e que está completando 14 anos. Mais de 100 mil crianças já participaram das oficinas, que envolvem atividades como a simulação de vendas e a emissão de cupons fiscais.

“Essa fórmula, que uniu as atividades lúdicas ao contexto pedagógico, deu muito certo para prender a atenção das crianças. Por isso temos uma procura muito alta pelas oficinas da Vendinha do Fisco”, relata Rosa Fátima dos Santos, auditora fiscal da Delegacia Regional da Receita Estadual em Maringá e representante da Secretaria da Fazenda no Grupo de Educação Fiscal do Paraná.

Os alunos das escolas do ensino fundamental de várias cidades do Paraná são o principal público. “É um trabalho de longo prazo, por isso começamos com eles. Ao levar essa informação, pretendemos que eles aprendam a importância de exigir o documento fiscal quando se adquire um bem ou serviço”, explica. “Queremos que isso se torne um hábito em suas vidas quando adultos”.

De acordo com Rosa, a questão mais direta relacionada ao cupom, ou à nota fiscal, é entender que o imposto está incluído em todos os produtos e que o dinheiro que é arrecadado com os tributos é revertido em benefício de toda a população na forma de serviços de saúde, educação, segurança pública e obras de infraestrutura, entre outros.

“Procuramos utilizar exemplos próximos à realidade da criança, como a escola, a carteira, a merenda e o professor, que estão à disposição delas, e que são pagos com recursos obtidos com o pagamento de impostos”, conta a auditora fiscal.

Além das brincadeiras orientadas por auditores fiscais da Receita, as crianças recebem kits educativos desenvolvidos em formato de gibi. "Que Nem Gente Grande" e "De Olho na Cidade", por exemplo, foram ilustrados pelo cartunista Ziraldo. Os kits incluem CDs com desenhos sobre educação fiscal.

Agência de Notícias do Paraná

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5484&tit=Educacao-fiscal-ensina-sobre-a-funcao-dos-impostos

Comentários