Conheça a história de Francisco...(ex-aluno do Carneiro Martins - Eletromecânica)


Conheça a história de Francisco, aluno da WIZARD e estudante de engenharia, que conquistou bolsa de estudo na Universidade do Arizona

DCIM101GOPROHistórias de superação sempre são contadas na internet e circulam pelas redes sociais. Mas existem aqueles conquistadores que merecem um brilho à mais, pois há diferenciais em suas batalhas que despertam toda a admiração que existe em nós, e esse é o caso de Francisco Ratusznei.
No dicionário, conquistar significa alcançar algo que se quer muito. É sinônimo de vencer! Na vida real, conquistar pode significar um sonho de vida realizado. Francisco está hoje em plena vivência de um objetivo que parecia muito distante: ele foi selecionado para participar do programa Ciência Sem Fronteiras, e está em mobilidade acadêmica na Universidade do Arizona, em Tucson, nos Estados Unidos.
O estudante, que é aluno da Wizard, cursa Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Guarapuava. Após abrir o edital para a bolsa no Arizona, Francisco fez a sua inscrição, realizou o teste de proficiência inglesa, exigido e teve aprovação com nota superior à média necessária.
A bolsa de Francisco tem duração de um ano, e já faz quase três meses que o futuro engenheiro está lá. Sua dedicação e preparação vêm desde antes de sua graduação. Francisco obteve seu conhecimento em inglês, idioma exigido pela universidade, através de bolsas de estudo na Wizard. “Sou muito grato à Wizard Guarapuava por tudo o que sei de inglês. Eu não tinha condições de pagar as mensalidades, às vezes não conseguia nem pagar o material, e se não fosse pela oportunidade que eles me proporcionaram com certeza eu não estaria aqui”, afirma.
Por enquanto, Francisco está fazendo um curso preparatório em Tucson, visto que, o ano letivo na Universidade do Arizona aindaDCIM100GOPRO não começou. Porém, ele conta que está conseguindo se virar tranquilamente em terras estrangeiras. “Com meus conhecimentos em inglês, estou conseguindo me relacionar e conviver naturalmente aqui. A metodologia da Wizard foca bastante na convivência em outro país, no dia a dia. Então agora só estou me aperfeiçoando mais no idioma à nível técnico da minha área, engenharia”.
Francisco está ansioso para o início das aulas, visto que lá as disciplinas que ele cursará provavelmente serão diferentes das cursadas no Brasil. Ele também almeja conseguir um estágio na universidade. “A faculdade oferece estágios remunerados e eu pretendo, logo, correr atrás disso, tanto para o meu aprendizado da prática aqui, porque é diferente que no Brasil, quanto para complementar o valor da bolsa”.
Ele também tem realizado aventuras, viagens e enriquecido sua cultura. Conhecer o Grand Canyon, ponto turístico considerado Patrimônio Mundial da UNESCO para ele foi um de seus momentos mais marcantes. “Gostei muito de conhecer o Canyon, é uma das principais paisagens dos Estados Unidos, realmente é muito lindo e foi uma experiência incrível e emocionante para minha vida”.

Comentários