Vacinação contra a pólio e o sarampo segue até dia 28

Agência de Notícias do Paraná


Mais de 200 mil doses das vacinas contra o sarampo e a poliomielite foram aplicadas no sábado (8), primeiro dia da campanha nacional de vacinação no Paraná. Os pais que ainda não levaram seus filhos menores de cinco anos para imunização têm até o próximo dia 28 para comparecer à unidade de saúde mais próxima. 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que a vacinação é essencial para manter o Paraná livre da poliomielite e do sarampo. “Não temos casos dessas doenças no Estado. Apesar disso, a reintrodução delas é possível porque esses vírus ainda circulam em outras regiões do Brasil e do Mundo”, destacou.

SERVIÇO - A campanha segue de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em todas as unidades de saúde. A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo da campanha, que em 2014 contempla crianças menores de cinco anos. Para receber a vacina contra a poliomielite, a criança deve ter no mínimo seis meses de idade. Já para ter direito à tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, a idade mínima é um ano de vida.

O coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro, orienta que é importante que os pais não se esqueçam de levar também a carteirinha de vacinação de seus filhos. “É sempre importante manter o esquema vacinal atualizado. Se houver alguma pendência, a criança pode tomar a vacina na hora”, disse.

RESPONSABILIDADE - A dona de casa Janaina de Almeida Camargo, 27, é mãe de David Miguel, de um ano e dois meses. Ela conta que faz questão de levar o filho logo no primeiro dia da campanha para se vacinar. “Com saúde não podemos deixar para depois. É gratuito, acessível e por isso temos que aproveitar”, ressaltou.

Quem também levou seu filho para ser imunizado no sábado foi o mecânico Joarez de Camargo, 42. “Durante a semana fica mais difícil, por causa do trabalho. Quando soube que o postinho abriria no sábado, decidi me antecipar e trazê-lo já de manhã”, relatou.

Esta notícia foi publicada em 11/11/14 no site www.aen.pr.gov.br . Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Comentários