Servidores em greve tomam as ruas de Guarapuava

Professores, funcionários, agentes penitenciários e servidores do Detran organizaram atos hoje na região; APP Sindicato, Sintesu, Sindarspen, Adunicentro, Sisdep organizam a mobilizam as categorias



Os servidores voltaram às ruas na manhã de hoje em todo o Estado do Paraná. Em Guarapuava, os professores e funcionários das escolas organizados pela APP Sindicato, Adunicentro e Sintesu divulgaram mais uma vez a pauta de reivindicações. Às 14h30 acontece a primeira rodada de negociações com o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra em conjunto com as categorias sindicais, incluindo o Detran que também paralisou as atividades. O comando dos professores reforçou por meio de nota que a greve não encerra nesta quinta-feira (19).
A categorias devem permanecer paralisadas até o governo se comprometer com todos os itens da pauta, como afirma a professora Jianete Ribeiro, da diretoria da APP Sindicato em Guarapuava. “Até que enfim o governo resolveu abrir o diálogo, mas nós só vamos definir a continuidade ou não da greve após uma assembleia e depende muito de como as coisas serão conduzidas. É preciso condições para abrir as escolas e atender a nossa pauta na totalidade, para que se reveja o porte, o salário, número de alunos”, explicou.
O Detran paralisou as atividades ontem na região e somente serviços básicos estão funcionando. “Nós estamos dando continuidade a algo que começou em dezembro do ano passado. Agora inserimos em nossa pauta, reivindicações conjuntas com outros servidores do Estado, como a questão da previdência, que gera uma insegurança a trabalhadores que ficam 30 anos se dedicando ao Estado e não sabem se terão uma aposentadoria decente”, argumentou o dirigente sindical do Sisdep, Arnaldo Menon.
Na Unicentro, a manhã que teria a abertura do período letivo foi marcada por uma aula sobre a situação da greve no Paraná e o modelo de ensino superior que Governo pretende modificar. Durante a tarde, uma assembleia reunindo a Adunicentro e o Sintesu também discute os caminhos da paralisação.
Confira o que está na pauta da greve dos professores e funcionários estaduais:

PAUTA DA GREVE

1. Retirada ou rejeição dos projetos de lei PLC 06/2015 e o 60/2015 (a nomenclatura que receberam as duas mensagens enviadas pelo governador à Assembleia Legislativa do Paraná na última semana);
2. Pagamento imediato dos salários em atraso (PSS, 1/3 de férias, auxílio alimentação, conveniadas);
3. Retomada das negociações sobre os temas educacionais e a organização escolar;
4. Retomada do Porte das Escolas (tendo como referência mínima dezembro de 2014).

PONTOS IMEDIATOS PARA NEGOCIAÇÃO

1. Retomada imediata dos projetos educacionais e programas;
2. Abertura e reabertura de turmas/matrículas, contra a superlotação das salas de aulas;
3. Nomeados (as) de todos (as) os(as) concursados(as).

Fonte: http://centralcultura.com.br/default.asp?id=35662


Comentários