Com educação paranaense em cheque, mais de 20 mil aprovam continuidade da greve

Mais de 20 mil servidores aprovaram a continuidade a luta pelo cumprimento de reinvindicações por parte do Governo do Estado como a retomada do porte das escolas, abertura de projetos educacionais e a retirada da discussão da aposentadoria



Os mais de 20 mil servidores da educação paranaense aprovaram por unanimidade a continuidade da greve no Estado do Paraná. A assembleia no estádio Dorival de Brito em Curitiba, reuniu profissionais para debater as próximas ações do movimento para garantir o cumprimento das reivindicações por parte do Governo. Entre as próximas ações, estão passeatas e atos em frente aos núcleos regionais pedindo o compromisso público para que o governador Beto Richa não mexa na previdência.
Para o diretor de comunicação da APP Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, o Governo ainda não cumpriu o que foi acordado nas mesas de negociação. “O clima é de muita animação apesar da luta que a gente vem fazendo, o Governo fez um ataque muito grande aos direitos dos trabalhadores da educação, aos alunos e as escolas que envolvem toda uma comunidade, o cenário não é tranquilo e temos pontos pendentes que não foram apresentados, as escolas não tem condições reabrir hoje”, afirmou Rodrigues.
Confira os pontos considerados insuficientes ou que necessitam de maior esclarecimento por parte do Governo:
1-   Sobre a retomada da organização das escolas, é necessário que o governo apresente imediatamente um calendário de cada item da pauta:
1.1- Abertura das matrículas para a comunidade escolar, inclusive da Educação Profissional, respeitadas as Resoluções  4527/11 e 001/14.
1.2- Abertura da demanda dos projetos educacionais para reorganização da escola.
1.3- Efetivação do Porte das escolas (demanda organizativa) conforme a Resolução 4008/14 e seus ajustes, critérios de dezembro de 2014, após restabelecidos os projetos educacionais e matrículas.
1.4- Nomeação de todos/as os/as concursados/as antes da distribuição de aulas.
1.5- Calendário de nova distribuição de aulas, em função do efeito cascata que resultará do atendimento das demandas acima destacadas.
1.6- Necessidade de dias organizativos na escola para retorno das aulas a partir da distribuição de aulas.
2-    Definição de prazo para pagamento das parcelas extras do Fundo Rotativo:
3-    Antecipação da implantação dos pagamentos e proposta do pagamento dos atrasados das promoções e progressões.
4-    Garantia do PDE 2015 em agosto e retomada das turmas do PDE de 2013 e 2014. Valorização do PDE junto as Universidades Públicas. Pagamento das bolsas para estudantes e professores.
5-    Retomada das licenças especiais sem condicionamento à disponibilidade orçamentária e financeira do Estado.
6-    Paranaprevidência: Não aceitaremos nenhum projeto que retire direitos previdenciários e recursos do Fundo Previdenciário.


Fonte: http://centralcultura.com.br/default.asp?id=35980

Comentários