Agosto Azul será lançado no sábado

Assessoria de Comunicação/Seed

Acontece neste sábado (1º), em Curitiba, a caminhada de lançamento da campanha “Agosto Azul – Escolha Cuidar de Você”, promovida pelo Governo do Estado. A ação marca o início da programação do mês dedicado à promoção da saúde do homem, que conta com uma intensa programação em todo o Paraná.
Nesta edição, a campanha vai alertar sobre a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática periódica de atividades físicas. O tema foi escolhido porque a obesidade e o sedentarismo se destacam como dois dos principais fatores de risco cardiovascular, responsáveis pela maioria das mortes masculinas no Estado.
O secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, explica que a intenção é promover, durante todo o mês de agosto, uma série de ações para incentivar o homem a mudar hábitos e lembrar de cuidar da saúde constantemente. “Queremos propor uma reflexão para o público masculino. O objetivo é mostrar que atitudes simples podem ter impacto direto na qualidade de vida e longevidade dos homens”, afirmou.
A caminhada deste sábado acontece a partir das 8h30, com a concentração na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. Haverá distribuição de kits da campanha e orientação quanto à prática de exercícios de aquecimento. A saída está prevista para as 9h30.
O grupo percorrerá a Rua XV de Novembro e a chegada será na Boca Maldita, local do lançamento oficial do Agosto Azul. Haverá apresentação da Banda da Polícia Militar e profissionais do Conselho Regional de Educação Física estarão à disposição da população para dar dicas sobre atividade física.
HISTÓRICO – Este é o quarto ano consecutivo que o Governo do Estado promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama.
De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, a iniciativa é importante, pois chama a atenção da população para um tema não muito frequente no dia a dia das pessoas. “Os números mostram que as mulheres vivem em média sete anos mais que os homens. Isto acontece, entre outros fatores, porque o homem não tem o hábito de se cuidar e fazer o acompanhamento nos serviços de saúde”, ressaltou.
Por conta disso, é muito difícil fazer a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças no sexo masculino. “Os homens só vão ao médico quando estão com algum sintoma aparente ou quando a situação já está grave. É preciso mudar este conceito e direcionar o foco às medidas de prevenção de doenças e de promoção da saúde”, complementa o chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem, Rubens Bendlin.
MATERIAIS – A campanha educativa de 2015 é composta por cartazes e panfletos com histórias de paranaenses que escolheram se cuidar e hoje levam uma vida mais saudável. As peças trazem ainda dicas sobre medidas simples que, se incorporadas à rotina diária, podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Os materiais serão distribuídos em todo o Estado através das 22 sedes regionais da Secretaria da Saúde. Quem quiser solicitá-los pode entrar em contato com a coordenação da campanha através do email agostoazulparana@gmail.com. A versão on-line das peças estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br.


Esta notícia foi publicada em 31/07/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Comentários