Apucarana receberá a final dos JEPs categoria A

Assessoria de Comunicação/Seed

O município de Apucarana, no Norte do Estado, que foi a sede das finais dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) na etapa para alunos de 12 a 14 anos (categoria B), vai receber, também, as finais da competição para alunos de 15 a 17 anos (categoria A). A decisão foi anunciada pelo prefeito Beto Preto.

Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da prefeitura de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

“É com prazer que confirmamos nosso município como sede de mais essa etapa dos Jeps, que acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro”, disse o prefeito. “Para nós é importante receber estes grandes eventos esportivos, o que nos deixa orgulhosos por saber que nossa estrutura e atendimento estão sendo reconhecidos. Tenho certeza que será um fato histórico para nossa cidade receber pela primeira vez as finais na categoria A, uma das mais antigas competições do Paraná”, afirmou o prefeito.

Serão quase 6 mil alunos e professores, representando escolas públicas e particulares em busca do título mais importante do esporte escolar paranaense. Além das modalidades tradicionalmente disputadas, a categoria A também prevê o incremento do golfe 7, taekwondo e outras lutas.

As modalidades individuais ganham um acréscimo no número de participantes, sem falar no nível técnico dos atletas que aumenta consideravelmente, proporcionando jogos e disputas acirradas.

VENCEDORES – Para a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon, a competição encerrou com chave de ouro após a confirmação do município de Apucarana como sede dos JEPs na categoria A, para alunos-atletas de 15 a 17 ano.

“Não poderíamos ter melhor retorno do que esse. A confirmação feita pelo prefeito, de sediar a próxima etapa dos JEPs, tendo o respaldo do Núcleo de Educação, prova que esta fase da categoria B transcorreu de maneira perfeita e satisfatória", disse ela.

A etapa para alunos de 12 a 14 anos, encerrada neste sábado (25), reuniu mais de 4 mil pessoas de 291 municípios, entre atletas, professores, dirigentes e técnicos desportivos.

Durante os nove dias de competições, foram disputadas 14 modalidades: atletismo, badminton basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Garantiram a classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em Fortaleza, os campeões das modalidades coletivas e no vôlei de praia, os campeões nas provas individuais de atletismo e natação, os dois atletas com maior pontuação no ciclismo, o campeão e vice na prova individual do badminton e tênis de mesa, as quatro primeiras colocadas de acordo com a pontuação nas provas de finástica ritmica, o campeão em cada categoria do judô e os campeões da prova do xadrez rápido.

O critério de definição dos técnicos nas modalidades individuais (atletismo, judô, GR, lutas e natação) será o colégio que obtiver o maior número de atletas campeões. No badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez, serão convidados os técnicos que tenham classificado seu atletas e a escola tenha obtido a maior pontuação na competição. Já nas coletivas, serão convocados os respectivos técnicos campeões por suas escolas.

PARALIMPÍADAS - Na categoria para atletas com deficiência (ACD) classificam para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras deste ano os atletas primeiros colocados com o melhor índice técnico em relação aos resultados da competição nacional de 2014, de acordo com sua respectiva prova. A edição deste ano acontecerá no mês de novembro, em Natal.

A convocação dos técnicos para acompanhar os atletas na categoria ACD será de acordo com o maior número de primeiros lugares obtidos por seus atletas, de acordo com a faixa etária, classificação e sexo.


Agência de Notícias do Paraná


Esta notícia foi publicada em 27/07/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Comentários