Professores dão dicas para redação no Enem

Assessoria de Comunicação/Seed


Os professores das escolas com as melhores pontuações em redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dão sugestões importantes para os estudantes que vão prestar o exame, em 24 e 25 de outubro.

“Sem esforço não existe recompensa”, avisa a professora Maria de Lourdes Paiva Simon, que é mestre em Produção Textual. Ela afirma que escrever bem requer dedicação e que o aluno precisa ter uma visão ampla do que está acontece ao seu redor. “O papel do professor é ensinar as estruturas textuais e incentivar, mas não pode ensiná-lo a escrever. Esse é o papel do aluno”, diz Maria de Lourdes, que leciona no Colégio Estadual Newton Guimarães, em Londrina, no Norte do Estado.

Segundo Maria de Lourdes, a leitura contribui para enriquecer o vocabulário e a argumentação na hora na produção da redação. “Sem a leitura isso se torna impossível, porque o texto sai do texto. Só saber a estrutura da redação não é suficiente, o aluno precisa ter conteúdo para poder argumentar. E para isso é necessário ler, e muito”, frisa.

DEDICAÇÃO - Para a professora de Língua Portuguesa Ângela Maria Fernandes do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, é essencial que o aluno esteja bem informado em relação aos principais assuntos debatidos pela sociedade. “É importante que o aluno debata na escola, com os colegas e em casa sobre vários temas, isso também ajuda na hora da redação”, aponta a professora.

Segundo ela, o hábito diário de leitura de jornais e revistas ajuda na hora da produção do texto. A disciplina no momento do estudo também contribui. “Os alunos precisam reservar horários para leitura, treino e estar atentos aos principais temas que estão em destaque na sociedade”, alerta Ângela.

Já a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá (Noroeste do Estado), Beatriz Marques Bartolomeu, alerta para a necessidade do domínio dos diferentes gêneros textuais que podem ser cobrados no exame. “O aluno precisa escrever textos diferentes para que não seja surpreendido na hora da prova”, diz ela.

Beatriz também aponta outro importante aliado para a preparação dos estudantes para a redação. “A internet pode ser uma importante aliada na preparação, desde que seja usada na maneira correta. Sites com reportagens especiais trazem temas que podem ser exigidos no Enem”, lembra.

OPORTUNIDADE - A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni), para vagas em instituições particulares.

O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies). As provas do Enem serão nos dias 24 e 25 de outubro. Nos dias dos exames os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas começarão às 13h30.

Dicas para uma boa redação

Leitura diária de jornais e revistas

Debates sobre temas em destaque na sociedade

Domínio gramatical

Domínio dos gêneros textuais

Disciplina na hora do estudo

Treino e dedicação

Esta notícia foi publicada em 22/08/15 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Comentários