Prêmio reconhece a importância de Zumbi dos Palmares

Assessoria de Comunicação/Seed

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas 2015, Zumbi dos Palmares Herói Nacional. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. As inscrições devem ser feitas pelo portal da Secretaria da Educação e pelo site do Centro Cultural Humaita, até 20 de outubro.

Os estudantes poderão participar em três categorias: Redação, Painel e Música. O edital do concurso foi lançado nesta quinta-feira (1) na Secretaria de Estado da Educação. “O prêmio valoriza a cultura negra e favorece o ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual”, disse a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

As inscrições e o regulamento do concurso estão disponíveis aqui:https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/orirere/. Os autores dos melhores trabalhos vão conhecer o Museu Afro Brasil, em São Paulo, em 2016.

PREMIAÇÃO - O prêmio foi criado em 2009 pelo Centro Cultural Humaita para valorizar e dar visibilidade à herança cultural e à presença negra no Paraná.

O concurso é feito em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, sob a coordenação do Departamento da Diversidade / Coordenação da Educação das Relações da Diversidade Étnico Racial.

“Queremos dar visibilidade a esse herói nacional pouco conhecido que é Zumbi dos Palmares. O contato com essa herança guerreira e de luta vai fortalecer a autoestima dos nossos jovens, isso é de suma importância para a juventude negra”, afirmou o presidente do Centro Cultural Humaita, Adegmar José da Silva, mais conhecido como Zelador Candieiro.

Os estudantes poderão montar grupos de até dez alunos para pesquisarem e criarem uma redação, música ou painel. Um professor orientador será o responsável por fazer as inscrições dos trabalhos.

“Os estudantes têm até a semana da Consciência Negra, de 17 a 21 de novembro, para entregar as produções, uma pesquisa aprofundada para apresentar Zumbi e o Quilombo dos Palmares,”, disse a diretora do Centro Cultural Humaita, Melissa Rainer.



Esta notícia foi publicada em 02/10/15 no site  www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.

Comentários