Projeto Sonora Brasil traz Violas Singulares a Guarapuava

Apresentação acontece no dia 1º de novembro, no SESC, às 20h, com entrada gratuita

Da Redação


 
Os convites para prestigiar Violas Singulares devem ser retirados no SESC antecipadamente

O Projeto Sonora Brasil, do SESC traz a Guarapuava no próximo dia 1º de novembro o trio Violas Singulares. A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita. Os convites devem ser retirados no SESC antecipadamente.
As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.
O músico e professor Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, radicado em Cuiabá, representa o estado do Mato Grosso e apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.
Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP) e suas próprias criações musicais para o instrumento.
Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.


Fonte: http://redesuldenoticias.com.br/noticias/18_10_2015_projeto_sonora_brasil_traz_violas_singulares_a_guarapuava_.htm

Comentários