Educação orienta diretores para início do ano letivo

Assessoria de comunicação/Seed

Diretores e vice-diretores das 2.100 escolas da rede estadual de ensino participaram nesta quinta-feira (4) da primeira reunião técnica para o processo de transição entre os antigos e novos administradores escolares. O evento começou na quarta-feira (3) com o objetivo de ambientar os novos diretores e auxiliares antes do início da posse, no dia 22.

A reunião aconteceu simultaneamente nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências relacionadas à gestão escolar, principalmente sobre recursos humanos e financeiros, além da área pedagógica.

“É um momento especial para que os diretores sejam orientados sobre o período de transição e sobre ações e metas para que o novo ano letivo aconteça com tranquilidade”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

Os encontros servem também para que os profissionais se preparem para a distribuição das aulas e para a semana pedagógica, que acontecerá de 22 e 24 de fevereiro. “Precisamos orientar os profissionais para esses momentos cruciais que marcam o início do ano escolar pensando sempre em nossos estudantes, para que eles tenham ensino de qualidade”, frisou a secretária.

Os mais de dois mil novos diretores também receberam um documento orientador com as práticas administrativas e pedagógicas relacionadas ao cotidiano escolar. Brenda Ferrari assume a direção do Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini, no município da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a diretora, o principal desafio será fortalecer a qualidade pedagógica com uma proposta mais atrativa para os estudantes. “Esse encontro é uma importante oportunidade para trocarmos experiências e colocar as metas em prática”, contou Brenda.

Os novos diretores e vice-diretores foram eleitos pelo voto comunitário direto e igualitário no fim do ano passado. Após dois anos, o Conselho Escolar, composto por alunos, pais, professores e funcionários avaliará o cumprimento das metas e da prestação de conta da gestão.

“Esse novo formato fortalece a participação da comunidade dentro da escola e com isso o gestor consegue cobrar mais resultados e garantir uma educação de qualidade”, disse Marlene do Rocio Ruske, diretora do Colégio Estadual Presidente Caetano Munhoz da Rocha, de Rio Negro.




Esta notícia foi publicada em 04/02/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor. 

Comentários