Guarapuava tem 22 agentes de endemias para cuidar de 50 mil residências

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisppmug) enviou um ofício à Prefeitura Municipal que pede mais contratações para cuidar dos focos da dengue em Guarapuava


O Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores do Município Guarapuava (SISPPMUG) encaminhou na última sexta-feira (29) um ofício à administração municipal, solicitando o agendamento de uma reunião, juntamente com os representantes dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), para tratar de assuntos relativos ao cargo.

Em Guarapuava, a vistoria das 50 mil residências e terrenos baldios existentes, além da inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados na busca de focos endêmicos, são feitas por 22 agentes. Portanto,  cada agente  atende em média 2.300 moradias. Um dos pontos da pauta é o não recebimento da gratificação de P.S.F, hoje  denominada E.S.F (Estratégia Saúde da Família), que os demais cargos incluídos em lei já recebem.

Ressaltamos importância do trabalho desses profissionais que estão em contato permanente com a comunidade onde trabalham e por isso conhecem os principais problemas da região.

Eles atuam também na orientação quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, na vistoria dos locais e no recenseamento de animais. O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chukungunya e zica vírus, que colocou várias cidades do Paraná em estado de alerta, depende em grande parte do trabalho constante desses servidores. Em Guarapuava até agora foram registrados  oito casos. Nos próximos dias, os agentes de endemias  farão a aplicação de larvicidas e inseticidas, nas residências e terrenos baldios da cidade, para prevenir e controlar, além da dengue, doenças como a leishmaniose, a malária e a doenças chagas.




Comentários