PROGRAMA PARQUE ESCOLA REÚNE EM GUARAPUAVA REPRESENTANTES DOS N.R.E.'s DO ESTADO


Professores da Educação Básica, que desenvolvem a Educação Ambiental (EA) nas escolas da rede municipal e estadual de Guarapuava, técnicos pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná, responsáveis pela temática EA e gerentes IAP das Unidades de Conservação contempladas com o Programa Parque Escola, participam nos dias 20 e 21/08, no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, do curso de Educação Ambiental na Escola com Ênfase em Unidades de Conservação. O curso visa os princípios da sustentabilidade e conservação ambiental.



O curso Educação Ambiental na Escola com Ênfase em Unidades de Conservação, consiste de formação continuada de professores e demais profissionais envolvidos na temática Educação Ambiental. Cientes de que os trabalhos de campo nas Unidades de Conservação, começam e terminam nas escolas pelos alunos e professores e visa contribuir com a aprendizagem, de modo a fortalecer suas propostas pedagógicas, estabelecer a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e Agenda 21 Escolar. Com base na legislação nacional e estadual para a Educação Ambiental (lei 17.505/13). Essa formação atende as ações do Plano de Ações Descentralizadas, a fim de favorecer a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem e a promoção de sustentabilidade nas escolas, por meio da resolução de problemas socioambientais.



Nesta quarta-feira (21), tivemos no período da manhã a solenidade de abertura do evento que contou com a presença do Chefe do N.R.E. de Guarapuava, professor José Valdir Kukelcic. Ainda na manhã desta quarta-feira (21), tivemos a Oficina 1 (Ações da Equipe de Educação Ambiental) ministrada pela professora Solange Reiguel Vieira, após tivemos a Oficina 2 (O papel da Universidade na formação teórico-prática de EA dos professores da Educação Básica), pela professora da Unicentro, Adriana Massuê Kataoka. Também tivemos a Oficina 3 (Relatos de experiências de Práticas Sustentáveis nas Escolas), com a professora Luciane Cortiano Liotti, que também é responsável pela Oficina 4 (Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis) e pela Oficina 5 (Formando COM VIDA e Agenda 21 na escola), que será concluída pela professora Solange Reiguel Vieira. Encerrando as atividades deste primeiro dia, teremos a Oficina 7 (Metodologia do Programa Parque Escola),sob as orientações do professor Harvey Federico Schlenker.



Para quinta-feira (22), tendo como local a Unidade de Conservação Parque das Araucárias, estão programadas as seguintes oficina: Oficina 8 (Trabalho Grupo - Prática de Campo), Oficina 9 (Metodologia do Programa Parque Escola), Oficina 10 (Avaliação do Programa Parque Escola e Planejamento para o 2º Semestre de 2013 e 2014), Oficina 11 (Trabalho em Grupo - Prática de Campo) e Oficina 12 (Metodologia do Programa Parque Escola). As Oficinas iniciam-se à partir das 8h, encerrando-se às 17h, com intervalo de uma hora para almoço.

Texto: Professora Silvia Zanette (Equipe Pedagógica N.R.E. Guarapuava), Rogério Bibiano (Assessoria de Comunicação N.R.E. Guarapuava / Unicentro)

Fotos: Silvia Zanette

Comentários