O Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins realizou no dia 20 de junho a IV FEIRA DA INTEGRAÇÃO. O evento fechou a última etapa do projeto que teve início no dia 1º de maio com a Feira das profissões no Parque do Lago, realizada em parceria com o NRE de Guarapuava, a Prefeitura Municipal e os Colégios que ofertam educação profissional.

A Feira da Integração tem por finalidade apresentar para a comunidade, através de trabalhos e atividades, o ensino ofertado pelo colégio. Os pais dos estudantes, familiares e demais visitantes, receberam informações sobre cada um dos cursos técnicos do colégio, tanto do integrado quanto do subseqüente, e ainda tiveram acesso a conhecimentos sobre temas diversos trabalhados no ensino médio. As atividades desenvolvidas facilitaram a apresentação dos cursos técnicos gratuitos que são ofertados, bem como, oportunizaram a divulgação de informações sobre os períodos de inscrições, o processo de seleção das próximas turmas e orientação referente à documentação necessária.

O Colégio conta com aproximadamente 1500 alunos, sendo 12 turmas de ensino médio, 23 turmas do ensino médio integrado e 15 turmas do subsequente, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Alguns dos trabalhos apresentados na Feira da Integração foram:

A exposição de um robô construído pelos cursos do subsequente de Informática e Eletromecânica, atividade realizada utilizando material da coleta do lixo eletrônico, o projeto despertou curiosidade e recebeu muita atenção dos visitantes. A coleta do lixo eletrônico ocorreu durante o período do projeto. Chaveiros e outros materiais foram confeccionados e exibidos.

Foram expostas pesquisas sobre: eventos esportivos do colégio, motivação, liderança, noções de direito, estudos de teorias e autores específicos do curso de Administração, questões de economia, responsabilidade social e cultural, diversidade, apresentações artísticas, a origem do chimarrão, das festas juninas e dos pratos típicos.
Apresentação pessoal de Secretariado, maquete de uma usina em Eletromecânica, aulas práticas de Eletrônica, Eletromecânica, Meio Ambiente e Química, orientação sobre separação do lixo e demonstração prática com equipamentos dos laboratórios.

As barracas de praça de alimentação ficaram aos cuidados dos formandos e do Grêmio Estudantil que foram acompanhados pelos professores na organização, avaliação da atividade e também com o controle quanto ao levantamento de custos, principalmente do curso técnico em Administração. A organização do evento foi de responsabilidade da Direção do Colégio e do Grêmio Estudantil. A comunidade se fez presente e a Feira foi um sucesso. Sem dúvida o trabalho integrado traz bons resultados. Agradecemos a todos.
Josemari Aparecida Soares
Diretora Auxiliar


















Imagens: Carlso A. Gomes, Luis A. Adriano, Elena Bini e Alexandra Kapusinki

Comentários