Representantes
da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado de Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior e das Instituições de Ensino Superior se reuniram
nesta quarta-feira (8), em Curitiba, para definir encaminhamentos do Programa
de Desenvolvimento Educacional (PDE). O encontro ainda definiu a criação de um
grupo de trabalho para reavaliar o programa.
A
reunião apresentou soluções para questões financeiras e de certificação
pendentes do programa de 2013-2014. Ainda foi apresentado um calendário para a
retomada das atividades do Programa – a implementação dos projetos nas escolas
e a produção de artigo acadêmico. “O resultado da reunião foi muito proveitoso.
Conseguimos encaminhar soluções para as demandas existentes, reforçando o
diálogo existente entre a educação básica e o ensino superior”, destacou a
secretária de Estado da Educação, Ana Seres.
Já
a formação de um grupo de trabalho irá permitir a discussão de mudanças no
atual modelo do programa. “É necessária uma reavaliação, rediscutindo seu
formato, sempre com a perspectiva de fortalecer as ações que estão dando certo
e rever aquelas que precisam de ajustes com a finalidade de manter a oferta da
qualidade do programa”, explicou Ana Seres. O primeiro encontro deve acontecer
até o final de julho.
A
nova turma do PDE, que contará com dois mil professores, terá início em 2016. A
definição foi um acordo em conjunto entre os representantes das Secretarias e
os pró-reitores e coordenadores do PDE nas universidades públicas.
Devido
às greves que ocorreram nas escolas da educação básica e nas universidades
estaduais foi preciso repensar o calendário da nova turma do programa. “Dentro
do contexto gerado, as universidades precisam se reorganizar na sua vida
acadêmica e assumir um novo compromisso com um programa como o PDE seria
inviável”, comentou o presidente da Associação Paranaense das Instituições de
Ensino Superior Público (Apiesp), Aldo Nelson Bona.
O
PDE é uma política inovadora de formação e valorização do docente, que
possibilita ao professor o afastamento de 100% da função docente no primeiro
ano do Programa e de 25% no segundo ano, para realização de estudos e
elaboração de produções nas universidades. É uma parceria entre as Secretarias
estaduais da Educação; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e as
Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Paraná.
O
objetivo é colaborar para a melhoria da prática pedagógica dos professores nas
escolas públicas paranaenses e também serve para direcionar o trabalho das
universidades. “O programa é uma experiência que contribui para a qualificação
profissional do professor da educação básica, e como retroalimentação aos
professores das instituições de ensino superior, uma vez que as discussões
servem para reavaliar as propostas das licenciaturas”, disse o secretário da
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.
GTR
- A reunião também confirmou as inscrições para o Grupo de Trabalho em Rede
(GTR) do PDE. A partir do dia 13 de julho os professores e pedagogos da rede
estadual de ensino poderão se inscrever. As vagas serão preenchidas conforme a
ordem de inscrição. Os interessados deverão ter cadastro no Portal Dia a Dia
Educação.
Serão
feitas em duas etapas: de 13 a 17 de julho de 2015, apenas os professores
concursados poderão se inscrever no GTR de sua disciplina de concurso ou na
área de Gestão Escolar. De 27 a 31 de julho de 2015, as inscrições serão
abertas também aos professores contratados por Processo Seletivo Simplificado
(PSS).
O
GTR permite que os professores da rede estadual possam discutir os temas
propostos pelos professores que ingressaram no PDE. Além da interação que
envolve assuntos de ensino e de aprendizagem, o curso serve também a formação
continuada do professor.
Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5986&tit=Secretarias-e-universidades-definem-novos-rumos-do-PDE
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