Aumenta multa para quem estaciona em vaga de idoso ou deficiente

Infração agora é considerada grave

* Da Redação

O motorista que tem hábito de ocupar as vagas de idosos ou deficientes físicos e for flagrado cometendo a irregularidade vai ter que desembolsar mais dinheiro a partir de agora. Para tentar acabar com o problema, a solução encontrada foi mexer no bolso dos infratores.

A multa para quem estaciona em vagas para deficientes e idosos em todo o país passou de R$ 53,20 para 127,69.

A infração, antes considerada leve, agora é grave, ou seja, o motorista que desrespeitar a lei vai levar cinco pontos na carteira.

Está prevista também a fiscalização em estacionamentos como os de shoppings e supermercados, o que não ocorria até então.

A lei que provocou as mudanças faz parte do Estatuto da Pessoa com Deficiência e foi sancionada em julho, mas entrou em vigor em dezembro de 2015.

A principal mudança é que, agora, vagas em estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados estão sujeitas à fiscalização de agentes municipais de trânsito.

Para ter direito à vaga especial, o idoso e o deficiente devem ter credencial emitida por órgão de trânsito e deixá-la em local visível. Em Guarapuava, o credenciamento é feito pelo departamento Municipal de Trânsito (Guaratran).


Fonte: http://redesuldenoticias.com.br/noticias/08_01_2016_aumenta_multa_para_quem_estaciona_em_vaga_de_idoso.htm

Comentários